TIC (tecnologia de informação e comunicação)

 

Tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos das pessoas e das empresas, integrando um conjunto de recursos tecnológicos (hardware, software e telecomunicações) que proporcionam a automação e comunicação dos processos de negócios da empresa.

Automação

Descritivo: aplicação de métodos e ferramentas em micro e pequenas empresas com o intuito de automatizar e agilizar seus processos de negócios, com a utilização de sistemas de informação e recursos tecnológicos.

Serviços e abrangência de atuação:

a) AUTOMAÇÃO: definição do nível de automação, levantamento de questões legais e fiscais, identificação de necessidade de infraestrutura; Elaboração de Plano de Utilização de Serviços de TIC; Definição da solução de TIC mais adequada ao tipo de negócio e ao perfil do consumidor; Consultoria tecnológica de configuração e uso das ferramentas de TIC a serem implementadas na empresa;

E-commerce

Descritivo: Uso da comunicação eletrônica e digital (móvel ou fixa) aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B-Business to Business) ou entre organizações e clientes (B2C–Business to Customer), ou entre clientes (C2C–Customer to Customer), por meio da criação ou configuração de página, aplicativo, portal ou plataformas de comércio digitais (móveis ou fixas), ou ainda a implementação de sistemas digitais, que facilitem a aquisição de bens, produtos ou serviços, por clientes ou fornecedores, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.

Serviços e abrangência de atuação:

a) E-COMMERCE: B2B-Business to Business; B2C–Business to Customer; C2C–Customer to Customer.

Meios Eletrônicos de Pagamentos

Descritivo: grupo de ações necessárias para permitir que os canais de distribuição sejam utilizados para pagamento de transações. Enquadram-se nos meios eletrônicos de pagamento todos os instrumentos utilizados para o pagamento de uma operação realizada entre o comprador e o vendedor de produtos e serviços, exceto papel-moeda e cheque.

Serviços e abrangência de atuação:

a) MEIOS ELETRONICOS DE PAGAMENTOS: especificar plataformas eletrônicas de pagamento e recebimento; cartões de crédito e débito; mobile payment; tecnologia e inovação em serviços financeiros em plataformas digitais; normativos sobre o tema.

Redes Sociais e Serviços Online

Descritivo: grupo de ações para conectar a outras pessoas na Internet, utilizando as informações de perfis de usuários, seus interesses, hobbies, níveis de escolaridade, profissão e outros fatores compartilhados.

Serviços e abrangência de atuação:

a) REDES SOCIAIS E SERVIÇOS ONLINE: As redes sociais online podem operar em diferentes níveis: redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, Myspace, Twitter); redes profissionais (Linkedin); redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades). Os Serviços Online englobam ações com os serviços de busca, incluindo SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados; Estruturar os três pontos fundamentais para o sucesso na utilização de redes sociais (atendimento, relacionamento e monitoramento); Identificar necessidade de infraestrutura de TIC, avaliação de domínios, hospedagens e níveis de segurança da informação. Consultoria tecnológica para a configuração e personalização das redes sociais e serviços online que atendam às necessidades de TIC da empresa nessa temática.

 

Fonte: http://sites.pr.sebrae.com.br/sebraetec/o-programa/tema-e-servicos-atendidos-areas-tematicas/tic-tecnologia-de-informacao-e-comunicacao/

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