Como iniciar uma nova jornada profissional?

Nesse momento estamos vivendo muitas vezes indignados, nos sentindo traídos pela situação atual de crise e dificuldades, muitas pessoas que foram ate mesmo demitidas e outras tantas que buscam uma recolocação profissional, porém se sentem perdidos e despreparados para lidarem com essa situação não sabendo nem mesmo por onde começar.

Apesar de incomodo e conturbado, é um período de transição que poderá servir como aprendizado.

Neste artigo quero deixar para você 08 dicas para uma boa recolocação profissional. Basta estar aberto às mudanças.

Na 1° dica convido você a refletir de maneira profunda sobre sua carreira. O que você faria novamente com prazer e o que não gostaria de fazer. Quais são suas principais competências, pontos fortes e pontos a desenvolver.

Como 2° dica, defina então o caminho a seguir como resultado de suas reflexões, decida qual caminho trilhar. Negócio próprio, consultoria ou uma nova recolocação, definindo aqui área e segmento.

Como 3° dica busque a empresa dos sonhos, escolhendo algumas empresas, avaliando a adequação do seu perfil, missão e valores à cultura da organização.

O currículo é ainda a arma mais utilizada e poderosa. Elabore o mesmo com base em seu material desenvolvido na análise de carreira. Nessa 4°dica, lembre se de destacar no seu currículo suas principais competências e qualificações para a função.

Estar preparado para entrevistas é a 5° dica, treinando e afinando seu discurso, possibilitando um maior empoderamento pessoal e profissional daquilo que você deseja e quer realizar.

Vá a luta com toda sua experiência e bagagem de talentos e habilidades, utilizando seu networking como 6° dica para alavancar a sua ida ao mercado. Utilize de seu círculo de amigos, colegas e parentes que poderão te auxiliar.

É importante nesse momento de recolocação profissional que você seja disciplinado. Como 7° dica então é importante que você monitore sua produtividade, estabelecendo objetivos mensuráveis, contatos, ligações diárias, cadastros e preenchimento de vagas, entrevistas realizadas e follow ups.

O trabalho e o auxílio de um Coach nesse processo de transição de carreira tem o papel de cobrar que você busque um foco e mantenha-se nele para chegar ao ponto final das suas metas. Vale lembrar que o “ponto final” não significa que você não vai mais ter nenhuma meta porque, ao final de cada “ponto”, a gente sempre começa uma nova jornada com um novo objetivo.

E como última e não menos importante dica, tente relaxar. Isso mesmo. Resgate hobbys, realize aquele curso tão sonhado, coloque a saúde em dia. Afinal de contas você precisará de muito ânimo e disposição na nova jornada que se iniciará em breve.

 

 

Priscila Pereira
Coach Life & Executive
Analista Comportamental DISC
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.teci9.com.br

Comentários  

0 #2 João 03-06-2016 12:52
Citando Alex:
Desafiador.

Parabéns!!!


Muito bom.
Citar
+1 #1 Alex 03-06-2016 12:33
Desafiador.

Parabéns!!!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar